Mercedes R63 AMG


À venda no mercado norte-americano desde o passado dia 1 de Outubro, unicamente na versão longa, o Classe R é definido pela Mercedes como um Grand Sports Tourer. Misto de berlina desportiva, carrinha, monovolume e SUV, este imponente modelo chegará à Europa, em Fevereiro de 2006, com duas carroçarias: curta e longa. Inaugura um novo conceito e foi desenvolvido com especial ênfase em três "Dês": Design; Dimensões; Dinamismo. Face às versões comercializadas do outro lado do Atlântico, os Classe R destinados à Europa apresentam apenas três diferenças: direcção mais precisa; suspensão mais firme; porta-copos menos volumosos.A título de curiosidade, refira-se os próximos lançamentos da marca alemã. Para 2006, estão agendados os novos GL (todo-o-terreno que substitui o actual Classe G), CL (coupé do novo Classe S) e os retocados Classe E e SL. Para 2007 fica reservada a nova geração do Classe C, o CLE (novo coupé de dimensões compactas) e o MLK (SUV mais pequeno do que o actual ML, concorrente de propostas como o BMW X3).
Forte presençaNão é, seguramente, o modelo mais apelativo da Mercedes mas, pelo menos, é imponente e exibe uma forte presença. A carroçaria volumosa tem nos vincos da secção lateral, na grelha cromada, na linha descendente da superfície vidrada, no desenho dos grupos ópticos, na dupla saída de escape e nos "piscas" incorporados nos retrovisores, os seus principais motivos de interesse. As jantes são de 17" nas versões 350 e 320 CDI e de 18" na versão 500. Em opção, estão disponíveis outras de 18" e duas de 19".Na versão curta, o Classe R tem 4922 mm de comprimento, 1922 mm de largura e 1659 mm de altura, sendo a distância entre eixos de 2980 mm. Na versão longa, as dimensões alteram-se para 5157 mm (comprimento), 1661 mm (altura) e 3215 mm (distância entre eixos). Comuns a ambas é a largura (1922 mm) e as vias: 1665 mm à frente; 1658 mm atrás (1643 e 1636 mm no caso da versão 500). O peso varia entre os 2155 kg da versão 350 com a distância entre eixos mais curta e termina nos 2270 kg da versão 320 CDI longa. À parte o facto de dispor de seis lugares (individuais), de incluir mais espaços de arrumação e de propor uma habitabilidade superior, o habitáculo do Classe R segue a mesma orientação adoptada no ML.No plano tecnológico como, sobretudo, no que ao design diz respeito. O espaço varia não só em função da configuração do interior como depende, também, do tamanho da carroçaria. Assim, na versão longa, existem mais 235 mm de distância entre eixos, sendo o ganho de 6 cm entre as primeira e segunda filas de bancos, 6 cm entre as segunda e terceira filas de bancos e 11,5 cm na mala. Na versão curta, o volume da zona de carga varia entre 244 e 1950 litros, em função do rebatimento dos bancos das segunda e terceira filas. Na versão longa, esse mesmo espaço varia entre 314 e 2385 litros.O equipamento de série é mais extenso quanto mais alta for a motorização. No domínio das opções, destacam-se as seguintes: faróis bi-Xénon direccionais; suspensão pneumática Airmatic com regulação do amortecimento (de série na versão 500); sistema integrado de rádio, DVD, navegação e telefone (Comand APS); tecto de abrir eléctrico; abertura e fecho da mala mediante um botão (Easy-Pack); assentos multicontorno; ar condicionado multizona; sistema de acesso sem chave (Keyless-Go); sistema de entretenimento nos encostos de cabeça dianteiros.Mecânica de luxoTal como os restantes Mercedes, também o Classe R recorre a uma mecânica de luxo, sendo a maioria das soluções comuns ao ML. A direcção, de pinhão e cremalheira, dispõe de assistência variável em função da velocidade, sendo o diâmetro de viragem entre passeios de 11,7 metros na versão curta e de 12,4 metros na versão longa. Os pneus são de medida 235/65R17 nas versões 350 e 320 CDI e 255/55R18 na mais dotada versão 500.Equipado com caixa automática de sete velocidades (7G-Tronic), cujas passagens podem ser efectuadas através de duas patilhas colocadas no volante, o Classe R conta com uma suspensão do tipo McPherson com triângulos sobrepostos na frente e fourlink na traseira (quando pneumática, o condutor pode optar pelos modos de amortecimento "Comfort" ou "Sport"). A suspensão traseira inclui regulação automática da altura. Os travões são de disco nas quatro rodas, os dianteiros ventilados.O travão de estacionamento activa--se mediante um pequeno pedal e desactiva-se através de uma alavanca. Como o ML, também o Classe R está equipado com um sistema de tracção integral permanente (4ETS), sendo a repartição do binário de 50% para cada eixo. No que a motores diz respeito, estão disponíveis três, dois a gasolina e um Diesel, todos com 24 válvulas. A saber: 350 (V6 de 272 cv); 500 (V8 de 306 cv); 320 CDI (V6 de 224 cv, equipado, em alguns mercados, com filtro de partículas). Por último mas não menos importante, a segurança. De série, o Classe R inclui, em todas as versões, seis airbags (frontais e laterais dianteiros e de cortina), pré-tensores e limitadores de esforço em todos os cintos, fixações Isofix, ABS com EBD+BAS, controlo de tracção (ASR) e controlo de estabilidade desligável (ESP).Em opção, estão disponíveis as mesmas soluções que podem ser requisitadas no ML: airbags laterais traseiros para os passageiros da segunda fila (incorporados nas portas), encostos de cabeça activos nos bancos dianteiros (Neck-Pro) e sistema Pre-Safe para os bancos do condutor e acompanhante (detecta, durante as travagens de emergência ou quando o veículo escorrega de frente ou de traseira, um possível acidente, preparando condutor e acompanhante para a eventualidade de uma colisão, ajustando a posição dos bancos, eliminando a folga dos cintos e fechando o tecto de abrir). Com chegada prevista a Portugal para meados de Fevereiro, o Classe R custará cerca de 76 mil euros na versão 320 CDI (que reunirá a maioria das vendas), 83 mil euros na 350 e 111 mil euros na 500. As versões longas custarão cerca de 1700 euros mais. Para o Outono de 2006 fica reservada a versão R63 AMG (V8 atmosférico de 510 cv).


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