Licença especial para conduzir carros desportivos?


Será que ao volante de um automóvel de 60 ou 1000 cavalos, a responsabilidade ou mesmo as capacidades do condutor serão as mesmas?
Com o objectivo de evitar a crescente onda de acidentes com super-desportivos nas estradas Britânicas, onde foi registado o primeiro acidente com o exclusivo Bugatti Veyron, os responsáveis pela segurança rodoviária estão a pensar propor que o peso e potencia dos automóveis determine novas categorias na carta de condução, exigindo que para se conduzir muitos dos desportivos seja necessário licenças próprias.
Neste âmbito, o «Institute of Advanced Motorists», criou um teste que visa dar aos proprietários de automóveis exóticos ferramentas para domar os seus bólides. As provas incluem a aprendizagem em posicionar o carro nas curvas, antecipar o inesperado e mais importante que tudo, preparação psicológica para se conduzir um automóvel de elevadas prestações, que é sempre acompanhado de uma forte adrenalina, capaz de tirar parte da lucidez a muitos condutores. É verdade que muitos construtores de desportivos oferecem aos seus clientes cursos especializados de condução, no entanto, este instituto Britânico quer tornar obrigatórios estes cursos, além de outros exames, que ensinam a controlar maquinas diabólicas como são os desportivos mais recentes, que recorde-se atingiram recentemente o patamar dos 400 km/h com o lançamento do Bugatti Veyron de 1001 cavalos de potência.

Sem comentários:

Enviar um comentário