Teste Drive: Novo Chevrolet Aveo


Tenho de admitir que não é o tipo de carro que encaixa nos modelos habituais aqui apresentados, mas após fazer um teste-drive fiquei literalmente apaixonado pelo motor do carro e pelo seu aspecto, tanto exterior, como interior.
Falo obviamente do novo novo Chevrolet Aveo.
O novo modelo entra no muito competitivo segmento dos utilitários, fazendo-se valer do visual agressivo da sua secção dianteira, onde pontificam os faróis com dupla óptica e a dupla grelha típica da Chevrolet. Contribuem também para este efeito a linha de ombros elevada, as rodas traseiras colocadas junto à extremidade da carroçaria, os manípulos das de abertura das portas dissimulados no pilar C e o efeito ‘carroçaria para dentro, rodas para fora’ que faz parte da nova linguagem de design da Chevrolet.
O novo Aveo é mais comprido e mais largo que o modelo actual, o que lhe permite oferecer um espaço habitável e uma área de carga que se encontram entre os melhores da sua classe. O habitáculo é porventura ainda mais surpreendente que o exterior, com o painel de instrumentos inspirado nas motos, que combina um velocímetro analógico com um painel digital onde estão alojadas diversas funções.

A consola central é iluminada em tons de azul, enquanto o tabliê dispõe de uma faixa que envolve toda a zona de condutor e passageiro da frente. O Aveo destaca-se também pela qualidade dos materiais empregues no habitáculo, bem como pelos inúmeros compartimentos ou espaços para arrumação. O sistema de áudio integra entradas USB e auxiliar, a que se junta a funcionalidade bluetooth.


 Como reflexo do carácter desportivo que manifesta o visual exterior, o Aveo foi desenvolvido para proporcionar uma condução envolvente, o que em boa medida se deve ao sistema de carroçaria integral (BFI – Body Frame Integral), que confere ao Aveo uma elevada rigidez torsional, das mais altas do seu segmento.

A gama a gasolina será composta um 1.2 litros com 70 ou 86 cv, um 1.4 litros com 100 cv e um 1.6 com 115 cv. Pela primeira vez, o  contará com motores Diesel, designadamente um 1.3 litros com 75 ou 95 cv incluindo o sistema Start/Stop. Experimentei o 1.6 com 115cv e fiquei deliciado com o motor. Em relação aos consumos a Chevrolet anuncia que começam a partir dos 5,1L/100KM nos motores a Gasolina e nos Diesel pode-se contar com consumos na ordem dos 3,6L/100KM.

Uma das coisa que mais me entusiasmaram no Aveo foram mesmo os extras que trás de série. O “Follow-Me-Home” muito prático nas ruas mais escuras, os sensores de estacionamento traseiros e o “Hill Holder” que imobiliza o carro numa subida durante 1,5 seg, tempo mais do que suficiente para tirar o pé do travão e coloca-lo no acelerador. Para além destes pode-se contar também com 6 Airbags; ABS; Controlo de estabilidade electrónico, Sistema ISOFIX, entre outros.

O Chevrolet Aveo é um carro elegante e refinado, mas por outro, também é muito desportivo e rebelde. Tudo em conjunto se converte numa delicia para os olhos







      

Sem comentários:

Enviar um comentário