Se imagina que os carros eléctricos devem ser bem comportados e andarem sempre em velocidades que não assustariam nem o seu bisavô, é melhor começar a rever seus conceitos de velocidade.
A empresa norte-americana Wrightspeed apresentou o seu X1, um carro eléctrico, movido a baterias de lítio, que venceu uma prova de arranques com os carros desportivos mais cobiçados do planeta. Ferrari e Porsche só não viram o fumo do X1, porque como todo carro eléctrico, o X1 não produz dióxido de carbono nem qualquer outra substancia poluente.
E, já que esamos a reciclarmo-nos em matéria de automóveis rápidos, pode-mos começar a esquecer os V10, V12 e os motores em W;a "caixa de força" do X1: motor eléctrico trifásico de indução e corrente alternada.
Embora tenha apenas 236 HP, medidos no eixo do motor, o X1 faz de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Com 13.300 rpm de rotação máxima, ele tem a velocidade máxima limitada electronicamente a 180 km/h.
E já dá para dar umas boas voltinhas com o X1: a sua autonomia é de 160 km. Depois disso, é melhor deixar a adrenalina baixar e esperar que ele se recarregue na tomada mais próxima.
Sem comentários:
Enviar um comentário