Jaguar C-XF Concept



O homem que desenhou o novo Jaguar C-XF, Ian Callum, de cujo lápis também saiu o XK, diz que “um jaguar precisa de uma frente distinta. Uma cara. Deve ser um carro clássico que aparece no retrovisor”. Neste Concept o orgulho da marca está bem assumido ao centro da enorme grelha negra, onde uma cabeça felina mostra os dentes cromados. A própria grelha está propositadamente recuada em relação à superfície exterior da frente, para se assemelhar à entrada de ar de um reactor de avião. Mas os faróis assumem as linhas da modernidade. Já não são redondos. São agora esguios, para disfarçar a longa e maçuda frente do C-XF, a que as normas de protecção de peões obrigam. Mas lá dentro têm dupla óptica, com um efeito estético tipo olho de felino prestes a atacar.As dimensões da grelha chamam a atenção para o motor V8 4.2 sobrealimentado que está lá dentro (o motor do XKR), mas a gama “civil” incluirá também blocos mais acessíveis, como o V6 diesel de duplo turbo e 2.7 litros, desenvolvido a meias entre o grupo Ford e o grupo PSA (Peugeot-Citroën) que o próprio S-Type estreou em 2005. Mas a oferta diesel mais imponente será o V8 actualmente utilizado pelo Range Rover, com as devidas alterações exigidas pelo carácter mais desportivo e requintado da berlina da Jaguar. A marca precisa de produzir, pelo menos, 40 mil destes novos felinos por ano. Até lá, ainda tem que fazer o carro, já que o protótipo mostrado no salão de Detroit ainda repousa sobre um chassis de S-Type. Mas na verdade muita da base técnica do XF será essa mesmo. Será que vem daí mal à nova onça? O futuro o dirá.

in Turbo Online

Sem comentários:

Enviar um comentário