Ferrari FXX




Não pode circular na via pública. Nem participar em corridas. A sua produção deverá rondar não mais do que 20 unidades. Com 800 cv, e custando 1,5 milhões de euros antes de impostos, o FXX é uma evolução do Enzo para aqueles clientes da Ferrari que pretendam tornar-se em verdadeiros pilotos de testes.
Os mais afortunados, dotados e fiéis clientes da Ferrari têm à sua disposição uma proposta verdadeiramente única. Segundo o próprio construtor, trata-se do GT mais evoluído alguma vez construído pela Ferrari. Custando 1,5 milhões de euros (antes de impostos), apenas verão a luz do dia cerca de 20 unidades, destinadas a clientes especialmente seleccionados. Do pacote de aquisição fazem ainda parte sessões de esclarecimento e trocas de impressões com Michael Schumacher, Rubens Barrichelo,e a equipa de pilotos de testes profissionais da marca. O nome deste sonho? FXX. Tem por base o V12 de 6262 cc do Enzo, capaz de oferecer 800 cv/8500 rpm, e a caixa de velocidades provém directamente da F1, sendo capaz de efectuar trocas de relações em menos de 100 milésimos de segundo. Os pneus, desenvolvidos especialmente pela Bridgstone para o efeito, são slicks de 19". Específico do FXX é também o poderoso sistema de travagem de origem Brembo, dotado de discos de travões cerâmicos.


A aerodinâmica é de tal forma apurada que o FXX anuncia ser capaz de proporcionar uma downforce 40% superior à de qualquer outro modelo da Ferrari - Enzo incluído! E o deflector traseiro regulável pode mesmo ser configurado em função da pista onde o modelo seja utilizado. Não menos importante, um sofisticado sistema de telemetria monitoriza, em tempo real, nada menos do que 39 parâmetros dinâmicos, informação que posteriormente será analisada pelos especialista da Ferrari, e discutida com os clientes, por forma a manter o FXX sempre actualizado.Feito à medida Mais do que um inacreditável automóvel, o FXX é todo um conceito de desportividade ao mais alto nível. Quem o adquirir terá direito a um curso de condução desportiva ministrado por pilotos profissionais, a ter lugar em Fiorano, o circuito onde a Ferrari realiza os mais importantes testes aos seus monolugares de Fórmula 1. Banco e pedais serão construídos à medida de cada cliente, podendo mesmo requerer-se, a pedido, a instalação de um banco para o passageiro... "Chave na mão", e habilitações obtidas, os proprietários do FXX poderão, depois, participar nos vários eventos internacionais que a Ferrari promete organizar para este modelo nos próximos dois anos. Corridas nas quais a assistência aos veículos poderá ser prestada por uma equipa oficial de técnicos da marca. No entretanto, é sempre possível participar em sessões privadas em qualquer pista do planeta - já que o FXX não está homologado para circular na via pública, e o contrato de aquisição impede a sua participação em qualquer prova desportiva. Quem o pretender, pode ainda manter o seu FXX em Maranello: a própria Ferrari se encarregará de o transportar directamente para qualquer pista europeia, mediante a necessária compensação financeira... Actualmente, o FXX encontra-se na fase inicial dos seus testes dinâmicos definitivos em Fiorano. A entrega das primeiras unidades está prevista para o final deste ano e, até lá, um comité especial encontra-se a analisar as várias propostas de compra já recebidas pela Ferrari, por forma a definir quem serão os cerca de vinte felizardos compradores.

in Automotor

Sem comentários:

Enviar um comentário