
A razão de ser de um concept car reside, frequentemente, na necessidade de fazer evoluir os standards, de ultrapassar os limites, de testar o inédito para tentar atingir a excepção. O savoir-faire e a paixão, combinados com a imaginação, constituem depois o motor que permite alcançar o sonho. Um sonho que pode ser partilhado através da criação de um veículo exclusivo como é o caso do 908 RC, que será apresentado no Salão Mondial de Paris.O 908 RC vai buscar o nome à sua fantástica mecânica: o Peugeot V12 HDi FAP que irá animar o 908 nos circuitos, a partir de 2007. A sigla «RC», que identifica os desportivos da gama, faz também referência aos concept cars RCª e RC¨ surgidos em 2002, cuja arquitectura serviu de inspiração durante a concepção deste projecto inovador.A ideia original consistia em criar uma limousine que oferecesse aos seus quatro ocupantes sensações inéditas em
matéria automóvel e evidenciasse um estilo muito dinâmico. Uma viatura sem concessões que conjugasse desporto, conforto, luxo e ambiente. Em resumo, uma proposta de um veículo exclusivo com quatro portas, que despertasse todos os sentidos dos observadores e dos passageiros.Mecânica e arquitecturaO 908 RC é propulsionado pelo motor diesel HDi com filtro de partículas concebido para participar no programa «Le Mans Series» a partir de 2007. Este doze cilindros em V, com uma cilindrada de 5,5 l, oferece performances inéditas num motor diesel, com uma potência máxima superior a 515 kW e, sobretudo, com um binário excepcional que ultrapassa os 1.200 Nm.Com um ângulo do V aberto a 100º, apresenta um centro de gravidade localizado a uma altura muito reduzida. Dois filtros de partículas, cada um deles situado na extremidade de uma das linhas de escape, constituem a garantia de um funcionamento que preserva o ambiente.A maior originalidade do 908 RC reside na opção de compactar esta mecânica, através da sua implantação em posição central e transversal traseira. Também a caixa sequencial assistida de seis velocidades, especialmente adaptada para suportar este binário fenomenal, é muito compacta, localizando-se com toda a lógica sob o motor.Deste modo, o posicionamento do grupo moto propulsor permitiu implantar uma bagageira de boa capacidade, situada atrás do eixo das rodas motrizes, sem prejuízo para a amplitude do espaço habitável. Esta arquitectura possibilita também posicionar um posto de condução avançado, que maximiza
o prazer proporcionado ao condutor e aos passageiros.Marcante também pelo estilo exteriorA arquitectura do veículo origina uma silhueta particularmente baixa, com uma frente muito compacta e com proporções que propiciam um estilo desportivo e pleno de raça. Bem apoiado nas esculturais rodas em alumínio, de grandes dimensões (20” à frente e 21” atrás) e compostas por vinte raios, o conjunto sugere uma grande felinidade, que se exprime desde a zona mais avançada até à extremidade dos farolins traseiros.Mais do que nunca, o emblema da marca do Leão contribuiu para sublinhar a expressividade do 908 RC. À frente, os genes do leão parecem emanar de cada detalhe, a começar pela formidável personalidade expressa pelos faróis. As funções de iluminação são asseguradas pela presença de leds, mas é sobretudo o tratamento dos elementos internos que proporciona aos faróis um aspecto tão deslumbrante, graças à presença de um cristal talhado como se de uma pedra preciosa se tratasse e do qual emerge o desenho de uma pupila.O capot inspira-se directamente na cabeça de um felino, cindindo-se em dois «beiços», um de cada lado da zona central, sublinhada por uma peça cromada. Acima deste elemento surge o logo da marca.Toda a carroçaria é particularmente trabalhada, dispensando mesmo os punhos de abertura das portas para oferecer superfícies de uma grande simplicidade e pureza, e jogar ao máximo com os reflexos que sublinham cada detalhe. Fundidos nas formas arredondadas das «ancas» pronunciadas da viatura, os farolins traseiros, iluminados nomeadamente por díodos electroluminescentes, integram uma inserção em alumínio polido que evoca a forma de uma potente garra.A desportividade das linhas traseiras estrutura-se com a forma do difusor de ar, sublinhado por um friso cromado e apoiado visualmente pelas duas saídas de escape. Depois, a pintura da carroçaria, em preto metalizado com reflexos azulados, aumenta ainda a impressão de nobreza, de dinamismo e de pureza que transpira deste concept car.Vida a bordoO ambiente a bordo do 908 RC mereceu a maior atenção por parte dos seus criadores. Através do habitáculo avançado que resulta da arquitectura do modelo e graças a uma imensa superfície vidrada de 3 m2, os ocupantes tornam-se verdadeiramente solidários com a estrada e as paisagens circundantes. De facto, a forma particular do gigantesco pára-brisas maximiza o campo de visão (como acontece nos concepts RC).O pára-brisas sobe até um ponto muito acima do condutor, ao nível do pilar central, onde começa o tejadilho em vidro. Isto permite, tanto aos passageiros da frente, como de trás, uma vida em osmose com o exterior. Uma luminosidade e uma visibilidade incomparáveis, conjugadas com um generoso espaço habitável dotado de quatro bancos independentes, contribuem para criar um ambiente excepcional.O estilo interior é fluído, leve, com as tecnologias ao serviço da pureza das linhas e do conforto. Deste modo, todas as funções do veículo (rádio, leitor MP3, navegação, climatização com quatro zonas,…) são facilmente controladas a partir de um grande painel de
comando táctil. Este IHM (Interface Homem/Máquina) é também acessível aos passageiros de trás, graças ao écran multimédia colocado na consola central que separa os dois bancos.A nobreza dos materiais e a elevada qualidade dos acabamentos contribuem para tornar a atmosfera do 908 RC tão luxuosa como intemporal. Carvalho castanho ao nível da cintura do habitáculo, revestimento integral em couro cinzento ametista, inserções em alumínio polido, teclas cromadas, relógio Bell&Ross: tudo concorre para exaltar sensações tácteis, visuais e olfactivas. Os aspectos práticos também não foram descurados, uma vez que numerosos espaços para arrumação de objectos são oferecidos nos painéis das portas e nas consolas dianteira e traseira, para além do grande porta-luvas refrigerado. Assim equipado, o habitáculo do 908 RC é um verdadeiro convite à viagem.Estrutura e ligações ao soloNa linha da tradição dos concept car da Peugeot, o 908 RC é um exemplar exclusivo, concebido numa área do Centro de Design. A estrutura é realizada em compósito de carbono pré-impregnado e em «ninho de abelha» de alumínio polimerizado a vazio em auto clave. Esta coque autoportante integra, na zona posterior, um berço composto por uma estrutura tubular na qual se fixam os elementos mecânicos e os trens rolantes.As ligações ao solo são compostas, tanto à frente como atrás, por duplos triângulos de suspensão com pivot desalinhado, extraídos do banco de órgãos do 407. A travagem é efectuada por meio de quatro discos monobloco em compósito carbono cerâmico, o qual permite um ganho de peso e uma melhoria do rendimento térmico. As jantes são equipadas com pneus Michelin Pilot Sport PS2 255/35 R20 à frente e 285/30 R21 atrás.Por fim, e no que diz respeito à aerodinâmica, esta foi particularmente trabalhada no sentido de se atingir um excelente SCX (0,556). Os escoamentos de ar foram estudados em túnel de vento, de modo a optimizar as performances e os consumos do veículo, e a assegurar o necessário arrefecimento do grupo moto propulsor.A captação frontal de ar, em duas partes, permite arrefecer os dois radiadores e melhora também o comportamento aerodinâmico, com um fluxo interno cuja extracção é efectuada através de alhetas em alumínio anodizado de cor preta, localizadas a montante das rodas da frente. A captação de ar para o motor é realizada através de aberturas implantadas ao nível dos pilares traseiros.Cada um dos permutadores dos dois turbo compressores envia o seu ar para as cavas das rodas traseiras, de onde é extraído através de alhetas visíveis na parte posterior das cavas. A tampa da mala dissimula um aileron móvel que se «abre» em função das solicitações do condutor, no sentido de aumentar, se necessário, o apoio aerodinâmico sobre o trem traseiro. O fundo plano e o difusor contribuem para a eficácia do conjunto.Em conclusão, o 908 RC, interpretação estradista luxuosa do futuro veículo de competição, evidencia uma certa continuidade com o espírito «gentleman driver», quanto mais não seja, através da mecânica. Destina-se a uma clientela virtual absolutamente topo de gama, habituada certamente a um elevado nível de desempenho, mas sobretudo apaixonada pelo automóvel e pela sua história, que procura inovação, um estilo forte e um prazer de condução acima do comum.




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