Spyker C8


Você provavelmente nunca ouviu falar da Spyker. Assim como a Bugatti, a Isotta-Fraschini e a Hispano-Suiza, a marca holandesa havia desaparecido do mercado há décadas e agora tenta-se sua ressurreição, prevista para junho com o esportivo C8 Spyder, apresentado no recente Salão de Birmingham, na Inglaterra.

Primeiro fabricante a ter um carro de seis cilindros e tração integral, em 1903, a Spyker deve renascer pelas mãos de Victor Muller, um colecionador de carros alemão. O C8 foi projetado, porém, na própria Holanda por Maarten de Bruijn, devendo ser oferecido em versões Spyder e cupê, esta para participar da famosa prova 24 Horas de Le Mans. A marca espera fabricar entre 10 e 25 unidades por ano, com preço estimado de US$ 185 mil.Será mesmo um carro para poucos -- e cada um poderá acompanhar a produção de seu automóvel, pessoalmente ou por uma câmera web, além de especificar uma série de detalhes internos. O interior, a propósito, combina o requinte do revestimento de couro Connolly, como em tradicionais carros de luxo ingleses, ao ar de competição do painel e console em alumínio.

O desenho do C8 tem personalidade e deve conquistar adeptos. Interessantes a forma das tomadas de ar laterais, a seção central do capô bem mais baixa que os pára-lamas e as janelas que seguem o desenho do pára-brisa. Segundo a empresa, o projeto aerodinâmico é eficiente e gera sustentação negativa ou efeito-solo. Chassi e carroceria são de alumínio e as portas se abrem para a frente e para cima, como no Lamborghini Diablo. É um carro curto, 4,05 m, e baixo -- apenas 1,08 m.Ao contrário do pioneiro Spyder do início do século XX, o novo carro não tem seis cilindros nem tração integral. Foi adotado um motor V8 central de 4,2 litros, 405 cv de potência e 49 m.kgf de torque, derivado do que equipa o Audi S8, e a tração é traseira, para um dirigir mais emocionante. Pela mesma razão, tanto freios antitravamento (ABS) quanto controle de tração são oferecidos como opcionais, mas podem ser desligados quando o motorista desejar.

O câmbio tem seis marchas, os freios possuem pinças de oito pistões e os pneus são relativamente largos, 225/40 ZR 18 à frente e 255/35 ZR 18 atrás. Com peso de apenas uma tonelada, o fabricante pretende aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 s e velocidade máxima próxima de 300 km/h. Vem aí, portanto, um representante holandês para a galeria dos supercarros mais rápidos do mundo.

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