Tenho de admitir que não é o tipo de carro que encaixa nos
modelos habituais aqui apresentados, mas após fazer um teste-drive fiquei
literalmente apaixonado pelo motor do carro e pelo seu aspecto, tanto exterior,
como interior.
Falo obviamente do novo novo Chevrolet Aveo.
O novo modelo entra no muito competitivo segmento dos
utilitários, fazendo-se valer do visual agressivo da sua secção dianteira, onde
pontificam os faróis com dupla óptica e a dupla grelha típica da Chevrolet.
Contribuem também para este efeito a linha de ombros elevada, as rodas
traseiras colocadas junto à extremidade da carroçaria, os manípulos das de
abertura das portas dissimulados no pilar C e o efeito ‘carroçaria para dentro, rodas para fora’ que faz parte da nova
linguagem de design da Chevrolet.
O novo Aveo é
mais comprido e mais largo que o modelo actual, o que lhe permite oferecer um
espaço habitável e uma área de carga que se encontram entre os melhores da sua
classe. O habitáculo é porventura ainda mais surpreendente que o exterior, com
o painel de instrumentos inspirado nas motos, que combina um velocímetro
analógico com um painel digital onde estão alojadas diversas funções.
A consola central é iluminada em tons de azul, enquanto o tabliê dispõe de uma faixa que envolve toda a zona de condutor e passageiro da frente. O Aveo destaca-se também pela qualidade dos materiais empregues no habitáculo, bem como pelos inúmeros compartimentos ou espaços para arrumação. O sistema de áudio integra entradas USB e auxiliar, a que se junta a funcionalidade bluetooth.
Como reflexo do carácter desportivo que manifesta o visual exterior, o Aveo foi desenvolvido para proporcionar uma condução envolvente, o que em boa medida se deve ao sistema de carroçaria integral (BFI – Body Frame Integral), que confere ao Aveo uma elevada rigidez torsional, das mais altas do seu segmento.
Uma das coisa que mais me entusiasmaram no Aveo foram mesmo os extras que trás de série. O “Follow-Me-Home” muito prático nas ruas mais escuras, os sensores de estacionamento traseiros e o “Hill Holder” que imobiliza o carro numa subida durante 1,5 seg, tempo mais do que suficiente para tirar o pé do travão e coloca-lo no acelerador. Para além destes pode-se contar também com 6 Airbags; ABS; Controlo de estabilidade electrónico, Sistema ISOFIX, entre outros.
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