AC Cobra
Os carros AC apareceram ainda antes da Primeira Guerra Mundial. Mas o sucesso dos modelos esportivos só veio em 1921, quando S.F. Edge assumiu a companhia.Sob seu comando, a AC construiu o primeiro carro de 1.500 cc que ultrapassou os 160 km/h e o primeiro carro inglês a vencer o Rally de Monte Carlo.
A AC era uma construtora de carros especiais, e aceitava, a um alto custo, pedidos de encomendas especiais, não medindo esforços para satisfazer o cliente.
Quando Carrol Shelby enviou uma carta solicitando um chassi e uma carroceira para um V8 americano, foi imediatamente atendido.
As únicas mudanças necessárias eram na caixa de direção de setor e rosca sem fim, para dar mais espaço ao V8, e no suporte do diferencial traseiro, para receber um diferencial Salisbury 4HA, do tipo utilizado no Jaguar de suspensão traseira independente.
Esta última mudança foi feita em parte porque Shelby queria freios a disco traseiros internos, semelhantes aos que se usavam em alguns carros de corrida na época.Os discos dianteiros com 29 cm de diâmetro do Ce e os calipers Girling foram mantidos, mas usaram-se rodas excêntricas raiadas, mais largas, o que requeria pequenas extensões laterais dos arcos das rodas para manter os pneus suficientemente cobertos.Em 1962 a AC começou a aperfeiçoar o Cobra, substituindo a direção por uma unidade de pinhão e cremalheira
A AC viu o sinal de alerta e, depois de construir alguns cupês 428, desenhados pelo Italiano Frua num chassi Cobra (chamado de AC 428, pois a Ford tinha dado o nome Cobra a um Mustang) interrompeu a produção do Cobra.
Segundo alguns especialistas, foram construídas cerca de 1.000 unidades Cobra.A carroceira curvilínea do Cobra escondia um esquema mecânico extremamente simples e de construção bem sólida. A posição traseira do motor fornecia um bom equilíbrio dianteiro/ traseiro, o que era vital para sua extraordinária relação potência/peso. Foi um dos grandes carros esportivos de todos os tempos - na forma, se não na engenharia. Mas os novos tempos exigiam projetos bem mais arrojados.
FICHA TÉCNICAAC Cobra, 427,1965
MotorLocalização: dianteira (longitudinal)Tipo: V8 refrigerado a água, com bloco e cabeçote de ferro fundidoCilindrada: 6.997 ccDiâmetro X curso: 107,4 X 96 mmTaxa de compressão: 10,5:1Dispositivo de válvulas: duas válvulas por cilindro, comando no centro do VAlimentação: carburador de fluxo descendente Holley 750 CMFIgnição: mecânica com bobina e distribuidorPotência máxima: 410 cv à 5.600 rpmTorque máximo: 64 mkgf à 2.800 rpm
TransmissãoTipo: embreagem e caixa de câmbio em conjunto com o motor, tração traseiraEmbreagem: monodisco a secoCaixa de câmbio: Borg Warner, manual 4 velocidadesRelações do diferencial: 3,54:1 (as opções variavam entre 4,1:1 e 2,9:1)
SuspensãoDianteira e traseira: independente com braços triangulares de comprimento desigual e unidades combinadas de mola e amortecedor.
FreiosGirling, a disco na dianteira e na traseira, com área de ação de 3.742 cm2 e Cilindros principais duplos.
Rodas e PneusRodas: raiadas de 15 polegadas.Pneus: 185x15 na frente e 195x15 atrás.
ChassiChassi: tipo escada com dois tubos de aço de 702mm de diâmetro e eixosTransversais tubulares.
DesempenhoVelocidade Máxima: 225 km/hAceleração de 0 a 100 km/h: 4,5 sConsumo: 5,3 km/l
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