Opel GTC Concept





A Opel acaba de estrear mundialmente, por ocasião da GM Première Night do 77º Salão Automóvel de Genebra, o GTC Concept (Gran Turismo Coupé), um protótipo que oferece uma visão de como será dinâmica e moderna a nova linguagem de design da Opel no futuro. “Este concept car ilustra a nova interpretação da marca Opel,” explica Alain Visser, Director Executivo do Marketing Europeu da Opel. “O GTC Concept materializa o sentido confiante e emotivo que estamos a dar à Opel. As suas linhas marcantes, aliadas à dinâmica de condução e flexibilidade interior, reflectem aquelas que serão as características típicas da marca Opel no futuro.” O GTC Concept chega a sugerir um novo e mais refinado emblema da marca, com o nome Opel altivamente gravado no anel do raio.“O GTC Concept anuncia de forma importante o capítulo seguinte da identidade do design da Opel,” afirma Bryan Nesbitt, Director Executivo de Design da GM Europa. “A estratégia da nossa equipa consistiu em criar a visão da nova essência da Opel – mais confiante, relevante e distinta – num coupé de quatro lugares de alta performance, mas versátil. É este o estilo que se pode esperar dos futuros produtos da Opel. “Recentemente, foram vários os concept cars a materializarem-se na Opel,” afirma Hans Demant, Director-Geral da Opel e Vice-Presidente de Engenharia da GME. “Os concept cars como o GTC Genève e o Antara GTC, ou o sistema de transporte traseiro Flex-Fix do TRIXX, constituíram a antevisão das suas versões de produção. Este automóvel é um embaixador confiante da marca e podia desempenhar um papel semelhante enquanto antevisão da engenharia e das linhas de design da próxima geração de modelos da Opel.”O coupé de quatro lugares integra um motor turbo a gasolina 2.8 V6 de 220 kW/300 cv e incorpora um sistema electrónico inteligente de tracção 4x4 que optimiza a tracção e a estabilidade e garante uma excelente agilidade em quaisquer situações de condução.A flexibilidade a bordo típica da marca é assegurada pelo inteligente sistema “Flex4” (com pedido de registo de patente já apresentado). As costas dos dois bancos traseiros podem deslocar-se separadamente na direcção dos bancos dianteiros por comando à distância, criando um espaçoso veículo de dois ou três lugares dotado de um espaço de carga plano e de uma bagageira com uma capacidade de carga máxima de 1020 l. Como é habitual nos veículos da Opel, não é necessário retirar ou instalar os bancos.Design dinâmico: comunicação visual da futura marca OpelO GTC Concept revela o estilo da Opel da próxima geração. Tal como o Opel Speedster em 1999, ou o GTC Genève Concept em 2003, este veículo assinala o fim de um ciclo na evolução da linguagem de design da Opel e anuncia o início do capítulo seguinte.Os elementos principais do concept car de estilo coupé (comprimento: 4830 mm/largura: 1867 mm/altura: 1432 mm, distância entre eixos: 2737 mm), acabado com uma pintura metalizada cinzento-mate, começam com uma agressiva dianteira a sugerir uma elevada performance, realçada pelas grandes entradas de ar verticais em alumínio, que se cruzam com os faróis. Estes elementos verticais são imitados nos elementos do sistema de escape da retaguarda, propondo um desenho inconfundível, seja de que ângulo for.A dianteira altiva é sublinhada por uma proeminente grelha trapezoidal com a barra e o raio típicos da Opel, executados em alumínio polido, e acabada com um emblema do raio da Opel mais saliente. O vinco central, associado às distintas entradas de ar verticais em alumínio e às luzes laterais de tipo LED na vertical, estabelece uma harmonia que pretende transmitir visualmente a potência e a força do veículo. O design distinto tem continuidade com a tecnologia LED, que permite criativas formas internas dos faróis e propõe um típico desenho de iluminação nocturna nas luzes dianteiras e traseiras.Outra linha de design importante do coupé desportivo de duas portas são as sofisticadas formas e superfícies laterais da carroçaria. As superfícies de chapa metálica sugerem uma mistura de vigor atlético e elegância, criando um traço distinto e de bom gosto num mercado visualmente saturado. O automóvel exibe linhas laterais esculpidas que representam um avanço no perfil da Opel patente nos veículos de produção Antara e Opel GT. Além disso, grandes guarda-lamas envolvem o agressivo conjunto de rodas e pneus, incutindo visualmente no cliente um sentimento de confiança quanto ao comportamento na estrada. Graças à via ampla (dianteira: 1627 mm, traseira: 1629 mm), o Opel GTC Concept exibe um porte altivo, assente em jantes de 20 polegadas e pneus 245/40 R20 de borracha com uma “linha vermelha”. As rodas remetem para a estética de competição desportiva das jantes pretas. No entanto, surgem elegantemente acabadas com raios pretos brilhantes a contrastar com contornos polidos à máquina, num visual típico de um veículo de alta performance. As soluções visuais da traseira do GTC Concept reflectem estrategicamente a linguagem de design da dianteira, com uma barra traseira integrada e o emblema do raio sobre o distinto vinco central traseiro da Opel. O desenvolvimento sofisticado das superfícies integra esculturalmente o estabilizador aerodinâmico traseiro no painel metálico para veicular visualmente a ideia de performance. A retaguarda apresenta também as características luzes traseiras moldadas da Opel, que emitem uma iluminação nocturna de tipo LED com um grafismo único e à imagem da identidade exterior da marca. A forma exterior inteligente e as características aerodinâmicas resultam num valor de resistência aerodinâmica (cD) de 0,25. Design interior: mais acolhedor e convidativoOs designs interiores da Opel evoluíram de modo a tornarem-se mais acolhedores e convidativos em produtos como os novos Corsa, Antara e Opel GT. Porém, o Opel GTC Concept representa de forma significativa o capítulo seguinte da identidade exterior da marca Opel. À semelhança do exterior, as formas e superfícies do interior foram esculpidas para articular visualmente uma experiência de condução dinâmica. O almofadado superior do painel de bordo corre desde o painel de instrumentos até à porta, rodeando os ocupantes. A decoração envolvente e dinâmica cativa o olhar para as superfícies da porta e do painel de instrumentos, criando um ambiente memorável. Em jeito de complemento do motivo material exterior, superfícies de ébano mate contrastam com ricos e brilhantes acabamentos laqueados de piano pretos e elementos estruturalmente elegantes de alumínio, revelando um novo padrão estético da Opel. O desenho em ‘U’ de alumínio do volante aparece de novo na consola central e na alavanca das mudanças, ligando visualmente os interfaces da condução para frisar a dinâmica de condução da Opel. O comando rotativo do sistema de navegação encontra-se ergonomicamente posicionado, pelo que pode ser facilmente localizado e comandado pelo condutor, que não tem assim de tirar os olhos da estrada. Os quatro instrumentos redondos desportivos, rodeados por contornos translúcidos, têm uma iluminação de fundo em vermelho vivo, que vem substituir os tradicionais tons de âmbar da Opel. Para concluir os conceitos de identidade da marca, o requintado desenho da “linha vermelha” do padrão dos pneus surge verticalmente cosido nas superfícies contornadas dos bancos desportivos e na linha central do volante, sugerindo a ideia de que uma identidade visual centrada na performance pode distinguir-se sem comprometer o bom gosto.Ordenação inteligente: exterior compacto e interior espaçoso e flexívelSentados mais abaixo e com um ponto de ancas − o ponto ‘H’ (de hip) − inferior, os dois ocupantes dos lugares da frente sentem-se perfeitamente integrados no veículo. Graças ao posicionamento inferior do painel de instrumentos, a visibilidade para fora do veículo continua a ser excelente. Isto cria também uma generosa sensação de espaço, reforçada pela cor: a parte superior do painel de instrumentos é escura, enquanto a parte inferior é clara. A ordenação inteligente é igualmente realçada pelo muito espaço existente na parte traseira do habitáculo do Opel GTC Concept, apesar da linha plana do tejadilho: nos lugares de trás, o espaço para a cabeça é de 920 mm. Os bancos traseiros estão inferiormente instalados, mas isso não impede este veículo de duas portas e quatro lugares de oferecer a habitual flexibilidade da marca Opel, graças a uma inovação desenvolvida pelos seus engenheiros: o sistema interior “Flex4” (com pedido de registo de patente já apresentado).O sistema “Flex4” permite que as costas dos dois bancos traseiros do concept car de estilo coupé se desloquem separadamente para a frente, com um simples toque num botão de um comando com sensor, na direcção dos dois bancos dianteiros. A cobertura da bagageira é então automaticamente colocada sobre o espaço deixado vago pelos bancos no piso do veículo. Este mecanismo cria um veículo de dois ou três lugares com um espaço de carga plano de até 1,80 m de comprimento. A capacidade de carga da bagageira aumenta também de 500 para 755 l (com três lugares) ou para um máximo de 1020 l (capacidade máxima até à linha de cintura).Motor potente e sistema inteligente de tracção 4x4O concept car Opel GTC é movido por um motor turbo a gasolina 2.8 V6 de 220 kW/300 cv e com duas árvores de cames de comando variável, que vem acompanhado de uma caixa manual de seis velocidades. O binário máximo de 400 Nm fica disponível entre as 1850 a 4500 rpm e o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h está estimado em cerca de seis segundos. A velocidade máxima tem como limite os 250 km/h.A potência deste motor turbo de alta tecnologia é canalizada através de um avançado sistema electrónico de tracção 4x4 totalmente integrado no sistema adaptativo de gestão do chassis IDSPlus do veículo. Um dispositivo de transmissão de binário com comando electrónico distribui correctamente a força motriz pelos eixos dianteiro e traseiro, optimizando assim a tracção e a performance da condução. O controlo de alta velocidade transmite mais força motriz ao eixo traseiro antes que se dê uma perda de tracção, por exemplo, numa aceleração rápida. Isto permite um estilo de condução semelhante ao de um automóvel desportivo de tracção traseira. No eixo traseiro, um diferencial antipatinagem com comando electrónico reforça a estabilidade e a tracção distribuindo binário pelas rodas traseiras.As principais vantagens do sistema inteligente de tracção 4x4 do Opel GTC Concept são a optimização da tracção e da estabilidade em todas as situações de condução, a excelente agilidade e a condução activa.

Sem comentários:

Enviar um comentário